nº - ano - 31/12/1969
SINDUSCON NO AR – ÉTICA & COMPLIANCE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
SINDUSCON NO AR – ÉTICA & COMPLIANCE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
 
O 2º episódio do Sinduscon No Ar aborda o tema Ética & Compliance, termo que significa agir de acordo com uma regra, em conformidade com as leis. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) adotou o tema como mote da entidade para o ano de 2017, realizando eventos em diversas regiões do Brasil, inclusive em Fortaleza; e o lançamento de publicações sobre o assunto, disponíveis para donwload no site do Sinduscon-CE (www.sindusconce.com.br). Ouça agora e saiba mais:
 
 
SEMINÁRIO ÁGUA INNOVATION
   
Nos dias 21 e 22 de junho, de 13h às 17h, acontecerá o I Seminário Água Innovation – Soluções para a segurança hídrica. O evento é gratuito e acontecerá no Centro de Eventos do Ceará. O encontro pretende construir um cenário de debate sobre a gestão eficaz dos recursos hídricos, com a apresentação de inovações tecnológicas utilizadas atualmente e cases com características de integração e continuidade, apontando caminhos para a construção de soluções coletivas importantes para a consolidação de uma gestão de águas. São esperados participantes dos setores público e privado, pesquisadores do meio acadêmico e especialistas nacionais e internacionais que desenvolveram saídas para o problema em países em situação similar ao Brasil. O evento é promovido e realizado pelo Sinduscon-CE e Grupo O Povo, e conta com o apoio do Ministério da Integração, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC) e Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE). As inscrições estão disponíveis no site: www.especial.opovo.com.br/seminarioaguainnovation/.
 
AUDIÊNCIA ICMS
   
Na próxima quinta-feira (22), às 13h30, acontecerá a plenária do Órgão Especial dos Desembargadores, para deliberação do processo judicial que trata sobre o pagamento de diferencial de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as construtoras. A votação acontecerá no 1º andar do Tribunal de Justiça do Ceará (Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N – Cambeba) e será aberta ao público. O Sinduscon-CE argumenta que não deve pagar os 11% referentes ao ICMS interestadual, já que não adquire os produtos para consumo, e sim como insumos da construção dos imóveis. Hoje, da alíquota de 18%, 11% são destinados ao Ceará e 7% a São Paulo. Já para o Governo do Estado, a Emenda Constitucional Federal (EC) nº 87/2015, que passou a vigorar em 2016, permitiria a cobrança tanto para compras de insumo como para o consumo. Contamos com a presença dos representantes das empresas associadas neste importante momento.
 
SINDUSCON-CE E SEBRAE JUNTOS PARA FORTALECER O SETOR
   
O Sebrae Ceará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Construtoras (Sinduscon-CE) lançou o Projeto Casa e Construção para o Desenvolvimento das Indústrias e fornecedores da Construção Civil de Fortaleza e Região Metropolitana. O evento aconteceu quarta-feira (31), no auditório do Sinduscon-CE, e reuniu empresários de diversos segmentos do setor. O objetivo é estimular a competitividade dos fornecedores de insumos e serviços da construção civil, de pequeno e médio porte, por meio da qualificação dos empreendedores da cadeia produtiva de Fortaleza e Região Metropolitana, nos quesitos: logística, gestão financeira/administrativa, processos, atendimento, vendas, entre outros. O projeto será piloto no Ceará e a missão é compor um conjunto de conhecimentos que represente um diferencial para os empreendedores.
 
II SEMINÁRIO BANCO DO BRASIL
   
O Sinduscon-CE vai realizar nesta segunda-feira (19), no auditório Luís Esteves (5º andar da FIEC), o “II Seminário Banco do Brasil”. O evento acontecerá de 14h às 18h e tem como objetivo apresentar os produtos do banco e a sua atual disponibilidade de recursos para novas contratações. Na ocasião, os participantes terão acesso a informações sobre procedimentos relacionados ao crédito imobiliário, além de esclarecer possíveis dúvidas sobre a situação de imóveis que estão sendo financiados pela instituição financeira. As construtoras associadas ao Sinduscon-CE podem participar enviando o nome de pelo menos dois representantes da empresa para o e-mail renata@sindusconce.com.br. Informações: (85) 3456-4050.
 
SINDUSCON LANÇA PUBLICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO
   
No próximo dia 28 de junho, às 18h, acontecerá o lançamento do Manual de Manutenção de Edifícios. A publicação foi desenvolvida pelo Inovacon (Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil), com apoio da Coopercon-CE (Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará). Na ocasião, também haverá o lançamento da Especialização em Gestão e Tecnologia de Negócios Imobiliários, por meio de uma parceria entre a Uniconstruir (Unidade de Educação Corporativa da Construção Civil), em parceria com a UFC (Universidade Federal do Ceará). Os eventos são gratuitos. As inscrições estão disponíveis no link: https://goo.gl/ViilWR. Participe!
 
Uma publicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará - Sinduscon-CE
Conteúdo editorial: VSM Comunicação | Concepção visual: Gadioli Cipolla Branding e Comunicação