nº 137 - ano 2017 - 13/11/2017
REUNIÃO DA COMISSÃO DA INDÚSTRIA IMOBILIÁRIA
REUNIÃO DA COMISSÃO DA INDÚSTRIA IMOBILIÁRIA
 
Nesta segunda-feira (13), às 18h, acontecerá a reunião mensal da Comissão da Indústria Imobiliária (CII), exclusiva para associados do Sinduscon-CE. Excepcionalmente, o encontro será na Uniconstruir (Rua Tomás Acioli, 840 – 6º andar / Joaquim Távora), com a seguinte pauta: Discussão dos principais pontos do Projeto de Lei sobre alteração da fração do lote nos bairros de Fortaleza; Oportunidades para o mercado imobiliário com a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, com a participação do arquiteto Artur Novaes; Publicação da Lei Nº 13.496 de 24/10/17, sobre o Programa de Regularização Tributária (PERT), que inclui no §1º do art. 1º o patrimônio de afetação; Lei nº 16.361 de 09 de outubro de 2017, que destaca o prazo de validade dos Certificados de Conformidade das edificações em relação ao seu grau de risco, que antes era de um ano, e agora passará para dois, três ou quatro anos. A reunião vai trazer, ainda, atualizações sobre demais Projetos de Lei na Câmara Municipal de Fortaleza; além de novas informações sobre o processo do ICMS. Participe da reunião e fique por dentro da atuação da Comissão da Indústria Imobiliária em prol do setor da construção civil.
 
 
APRESENTAÇÃO DE INDICADORES
   
O Setor de Pesquisas do Sinduscon-CE vai realizar, no dia 20 de novembro, às 18h, a apresentação dos Indicadores do Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), referente aos meses de janeiro a setembro de 2017. Na ocasião, serão expostos, ainda, dados dos anos de 2014, 2015 e 2016; e indicadores de outros estados. A reunião contará com a participação do economista Ênio Leão, que vai abordar o atual cenário econômico do país. A pesquisa tem como objetivo, além de traçar um perfil dos imóveis comerciais e residenciais lançados e comercializados no período, apresentar demais indicadores do mercado, como: distratos, VGV, oferta final, VSO, valor do metro quadrado, entre outros. Os dados são mensalmente apurados pelo Setor de Pesquisas e servem como instrumentos para análises conjunturais. Este é um benefício exclusivo para associados. Confirme a sua presença através do e-mail: pesquisas@sindusconce.com.br.
 
PALESTRA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA E LEI DA TERCEIRIZAÇÃO PARA ENGENHEIROS
   
A Comissão de Relações Trabalhistas do Sinduscon-CE vai promover, para os engenheiros das construtoras associadas, palestra gratuita sobre a Reforma Trabalhista, com ênfase na Lei da Terceirização. O encontro será no dia 14 de novembro, às 17h, no 6º andar, com o tema "Mediação de conflitos no dia a dia das relações com o trabalhador e demandas judiciais", ministrado pelo instrutor Johnatan Abreu. As inscrições estão disponíveis através do link: Clique aqui e faça a sua inscrição. Vagas limitadas
 
PALESTRA SOBRE ENERGIA EÓLICA
   
A FIEC vai sediar, no dia 14 de novembro, às 18h, a palestra “Energia eólica - Projeto, fundações e execução do concreto", no auditório José Flávio. O evento é uma realização do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), com apoio do Sinduscon-CE e Uniconstruir. O tema será abordado pelos instrutores Luciano Scipião, Eduardo Cabral e Marcelo Silveira. As inscrições estão disponíveis até o dia 13 de novembro, através do telefone: (85) 3224-8974. Inscreva-se já.
 
CAIXA DIVULGA AJUSTES DO FGTS À REFORMA TRABALHISTA
   
A Caixa Econômica Federal encaminhou à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), comunicado com orientações sobre o FGTS. Clique aqui e veja o comunicado na íntegra: http://www.fenacon.org.br/noticias/caixa-divulga-ajustes-do-fgts-a-reforma-trabalhista-lei-134672017-2681/.
 
Uma publicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará - Sinduscon-CE
Conteúdo editorial: VSM Comunicação | Concepção visual: Gadioli Cipolla Branding e Comunicação